Desde a sua fundação em julho de 2018, a Casa Açoriana ajusta a temática do memorial e das palestras voltadas à tradição dos festejos do Divino Espírito Santo e Sant`Anna, evento religioso de grande importância em Imbituba. Iniciativa da Casa Açoriana, instituir junto aos órgãos públicos do município o dia 9 de agosto para homenagear o imigrante açoriano, preservando a história da nossa gente. 

A associação participa das feiras temáticas anuais relativas à imigração açoriana, atua firmando parcerias com órgãos ligados à cultura no município, no Estado e no Governo dos Açores para promover eventos e ações comunitárias de incentivo histórico-cultural. Também contamos com a inauguração da Biblioteca Açoriana II Prof. Doutor António Manoel Bettencort Machado Pires, aberta ao público, com entrada franca. Disponibilização considerável com acervo de obras de escritores açorianos e portugueses continentais e de autores que abordam temas referentes aos Açores. Outra seção da biblioteca é dedicada a autores catarinenses sobre história, cultura, literatura, arte e outras ciências, em especial, as que se referem ao Estado de SC.

A principal atividade social da Casa Açoriana é atender as escolas, recontar a história local desde os primeiros habitantes nativos indígenas, os primeiros portugueses e espanhóis, missões franciscanas e jesuíticas, chegada de africanos escravizados até aos imigrantes povoadores do século XVII e XVIII. Além disso, iniciamos o trabalho voluntário de capacitação dos professores da rede pública, trazendo pesquisas históricas destacando a importância de Imbituba nos fatos históricos narrados. O conhecimento das nossas raízes sendo disseminado às futuras gerações, fomenta a preservação das riquezas do nosso patrimônio cultural.